Terapia da Maçã

O projeto Terapia da Maçã é um estudo em grupo que busca identificar os benefícios desta fruta na saúde e no bem estar geral dos participantes do projeto. Embasado em estudos científicos, a proposta do projeto é verificar na prática os resultados que já são conhecidos na literatura  e estar atento a novas reações e possibilidades que o trabalho com a maçã pode propiciar.

O projeto consta de encontros mensais, iniciados em 08/05/2010, com 12 participantes, onde são  ressaltadas as propriedades químicas e nutricionais da maçã, suas reações no organismo e a sua contribuição para uma alteração hormonal positiva refletida no estado de saúde geral do organismo e na sensação de bem estar do indivíduo.

O curso é oferecido na Oficina de Gostos e Sabores, no Espaço da Criatividade, idealizado e dirigido por Guti Fraga e desenvolvido em parceria comigo, Carolina Beskow, que ministro as atividades.
Entre os objetivos do curso estão:

- O Resgate do Paladar da Criança Interior
- Motivação Gustativa
- Ativação da Memória através de gostos e sabores

Além da palestra expositiva, são desenvolvidas atividades lúdicas com a degustação da fruta e de receitas realizadas em conjunto pelo grupo, práticas de respiração, motivação visual e sensorial ressaltando a forma, a cor, o aroma e o sabor da fruta. São observadas todas as reações em nivel orgânico e emocional, pois além da sensação física do ato de comer a maçã são ativadas memórias e emoções referentes aos momentos vivenciados por cada um. O estudo se ampara na bioquímica, fisiologia e na biopsicologia para desenvolver suas atividades.

Desde o primeiro encontro foi elucidado os objetivos do estudo e recomendado o consumo de duas unidades médias de maçã por dia (em torno de 160g), preferencialmente antes das principais refeições e a ingestão de água  (de 1,5 a 2L por dia) para que sejam observados e discutidos seus efeitos em grupo.

"Fica o convite para o leitor que participe do curso ou execute em casa a proposta. O blog está aberto para que sejam enviados os efeitos obtidos com o consumo da maçã e as dúvidas que surgirem."

Neste espaço serão compartilhados todos os resultados da extensa pesquisa que está sendo desenvolvida sobre essa poderosa e saborosa fruta tão benéfica para a saúde do homem desde os tempos mais remotos: a Maçã!

SEJAM TODOS BEM VINDOS!!!
Com carinho
Carolina

Nenhum comentário:

Postar um comentário